Para Fazer Hoje – Pão 100% Integral (com apenas 3 ingredientes)

Simmmmm minha gente, isso é possível. Um pãozinho quentinho, delicioso e saudável, fácil de fazer e com apenas 3 ingredientes: farinha de trigo integral, fermento biológico seco (fermento de pão) e água.

Eu adoro pão, mas por opção de levar uma vida mais fit não tenho ele incluído no meu dia a dia, porém, de vez em quando me permito sim comer um delicioso pãozinho. Se for para comer em casa ou fazer alguma receita que exija pão como acompanhamento eu prefiro fazer meu próprio pão, porque aí tenho a certeza dos ingredientes que estão ali e não aquele monte de coisas que vemos nas tabelas dos pães industrializados néam? Sem falar que é muito mais saudável e saboroso um pão feito em casa e você sente mais orgulho da comida, sabendo que foi você quem fez rsrs.

Vamos ao que interessa: a Receita. Como eu disse, muito fácil e com apenas 3 ingredientes.

1 – Coloque mais ou menos ¼ de água morna (não pode ser quente) em um copo e junte 1 envelopinho de fermento. Misture bem os dois e deixe descansando por uns 20 minutos. Ele vai crescer e virar uma espuminha.

Fermento

2 – Em um recipiente junte farinha de trigo integral e água em temperatura ambiente e vá misturando com as mãos até que vire uma massa. O ponto é você conseguir fazer uma bola macia, mas que os dois ingredientes estejam bem incorporados.

Massa

3 – Acrescente a espuminha que se formou no copo. Vá misturando, sempre com as mãos. Vai precisar ir colocando mais um pouco de farinha, até que novamente esteja uma mistura homogênea. (Se quiser pode acrescentar um pouco de sal na massa, eu prefiro sem, mas tem gente que não consegue comer nada sem sal. Fica a seu critério).

4 – Feita essa massa. Deixe-a descansar por uns 30 minutos. Cubra o recipiente com um pano de prato meio úmido. Eu dividi em duas bolinhas porque queria fazer tipo pão de hambúrguer, mas pode fazer no formato que preferir. Deixe em um local fechado, mais quentinho. Eu deixo dentro do micro-ondas (desligado, é claro).

IMG_6804

IMG_6809

Vejam como cresceu

5 – Depois desse tempo, a massa dá uma crescida, aí você já pode colocar no forno, pré aquecido em 180º. O pão vai assar por uns 30 a 40 minutos, depende do tamanho da massa que você fez.

IMG_6813

Esse pão é ideal pra comer no dia, por isso faço sempre porções pequenas, porque ele não fica tão macio quando aqueles que compramos. A massa é mais durinha e a casca também, então quando sobra eu faço torradas com azeite e orégano, fica uma delícia (mas quase nunca sobra rsrs).

IMG_6815

Eu abri os pães, reguei com azeite de oliva, recheei com cebola roxa (refogada com shoyu light e mel), tomate em rodelas, palmito, hambúrguer assado de patinho moído e uma fatia de mussarela light.

E foi isso gente, jantar saudável e todo feito em casa. Uma opção incrível sem sair muito da dieta nossa de cada dia. Gostaram da receita? Façam e me contem.

Beijos!

2 comentários sobre “Para Fazer Hoje – Pão 100% Integral (com apenas 3 ingredientes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s